Posted on Deixe um comentário

7 Motivos que farão de si fã #1 do Quadro de Progressos

Diana Dinis e o Quadro de Progressos!

A marca Oh tem 2 novos Produtos didácticos dedicados aos mais pequenos! Hoje para vos falar de um deles, o Quadro de Progressos, está a Psicóloga Clínica Daniela Anéis! Aqui fica a sua opinião, com base na sua formação e vasta experiência profissional!

«Educar crianças será das tarefas mais difíceis que terá de enfrentar na sua vida. Como fazê-los adquirir o gosto por fazer a cama ou arrumar os sapatos? Como ajudá-los a adquirir novas competências como fazer chichi na sanita ou calçar-se sozinho/a? Está cansado/a de puxar pela cabeça? A Oh Organização Habitual tem uma solução para si. A marca lançou recentemente um “Quadro de Progressos” cujo objectivo é facilitar essa tarefa a pais, educadores, professores, psicólogos e outros profissionais que interajam com crianças no seu dia-a-dia.

Este método já é amplamente utilizado mundialmente por quem trabalha com crianças. Vamos apresentar-vos neste artigo sete motivos para usar (e abusar!) do Quadro de Progressos!

  1. Apelativo e divertido! Com crianças temos sempre de inovar, mostrar novidades, despertar a curiosidade. Por ser novidade e ser apresentado como um jogo, é mais facilmente assimilado. E quem disse que competir é sempre mau?
  2. Simples de usar e compreender! Qualquer criança a partir dos 3 anos vai conseguir compreender a mecânica do quadro. Por cada bom comportamento levo 1 estrela, no final da semana posso contar as estrelas que tenho e recebo 1 recompensa.
  3. Ensina às crianças qual o comportamento esperado. Em vez de castigarmos pelo mau comportamento, este Quadro ensinará à criança qual o comportamento que ela deve ter e que os adultos esperam dela. Ser bem comportado compensa!
  4. Utiliza o elogio e a motivação. As estrelas são uma forma de elogio ao bom comportamento e aquisição de competências, ao mesmo tempo que mantêm a motivação das crianças para atingir objectivos. Sabe sempre bem sabermos que fomos capazes, aumentando a auto-estima e auto-confiança.
  5. Ensina a adiar a recompensa. As crianças mais bem sucedidas e resilientes são aquelas que sabem esperar e persistir nos seus objectivos. Quanto mais estrelas o seu filho/a acumular, mais aprenderá que persistir vale a pena! O que no futuro será uma óptima competência!
  6. Ensina conteúdos matemáticos. Porque há que contar as estrelas, ter noção dos dias, etc. Este tipo de produto é didáctico para as crianças também – um duplo propósito!
  7. Resulta! Depois do comportamento estar estabelecido dentro da rotina da criança, podemos “aumentar a fasquia” com comportamentos mais complexos. A aplicação deste método tem sido bem sucedida há várias décadas.

Notas finais: Idealmente as recompensas devem ser escolhidas pelas crianças e custar o mínimo de dinheiro possível. Privilegie recompensas que aumentem os momentos em família como por exemplo fazer um piquenique, ir andar de bicicleta no parque ou 1 sessão de cócegas.

Boa utilização do Quadro de Progressos!»

Muito Ohbrigada Daniela Anéis!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.