
Estamos em plena época de férias, e é normal termos tendência para deixar de fazer algumas coisas que fazemos quando não estamos, como por exemplo as horas de refeições, ou as rotinas de acordar e deitar…
Mas para quem tem filhos, esta pode não ser uma boa opção… A importância de manter as rotinas (principalmente com crianças, mas não só) vai muito para além do que vos possa escrever aqui. Sem falar que irá custar muito mais o regresso depois ao trabalho e à escola, se as rotinas forem muito alteradas. E sim, é possível ter muito mais tranquilidade se mantivermos a organização (ou começarmos a organizar) e algumas rotinas.
Aqui ficam 3 dicas para manter a organização durante as férias:
- Não descure as refeições
Poderia dizer-vos que a alimentação é importante e que estar muito tempo sem comer pode levar a birras (em crianças e adultos :P) mas deixo isso para quem tenha mais conhecimentos sobre o assunto. Mas posso dizer-vos que manter as refeições organizadas nas férias, é um centro de tranquilidade imensurável. Então faça as suas Ementas na mesma (se não tem por hábito fazer, é óptima altura para começar) e planeie com antecedência para minimizar as falhas, vai sentir que é capaz de mudar o mundo e na verdade estará a mudar o seu mundo, para muito melhor…
- Planeie o Lazer
Assim como é importante planearmos os nosso dias, também é importante planearmos algumas das coisas que queremos fazer em época de férias. Sim, ainda que seja importante termos noção que por vezes podem surgir alterações (vai sempre acontecer), é importante planear! Porquê? Primeiro porque planear transmite-nos a sensação de controlo, e segundo porque a práctica leva à excelência, então practique muito, pois acredite, vai mesmo querer ser mestre em planear e organizar a sua vida.
- Mantenha as rotinas
Bom, pelo menos algumas… Aquelas que são importantes para o inicio e para o final de dia uniforme e mais tranquilo, para que depois o regresso não pareça tão díspar. Não têm que acordar à mesma hora, nem ir dormir em contra-relógio, mas manter a ordem das Tarefas vai ajudar e muito a prolongar posteriormente a sensação de férias, mesmo depois de elas já terem terminado.
Em título de resumo, férias são férias e supostamente são para descansar, com excepção de quem tem coisas para fazer em casa e filhos e etc… 😛 Mas o importante é estarmos conscientes de que estamos num registo diferente e algumas coisas mudam durante este tempo em férias, e ainda bem, pois de outra forma não seriam férias, mas é igualmente importante mantermos algumas coisas (boas) e que nos levam a uma transição atenuada das diferentes alturas da nossa vida.
Até ao próximo artigo, e Boas Férias, se for caso disso!
Diana (Daisy) Dinis